31 dezembro 2008

PARACETAMOL



Paracetamol, esta foi a minha escolha para esta altura do ano... porque, ora bem... dizem os especialistas que esta semana está previsto que 1 milhão de pessoas (1o% da população portuguesa) esteja a necessitar com elevada urgencia desta maravilha da medicina!!!


Ora bem eu como nao percebo nada disto achei por bem pesquisar um pouco e perceber com que substância 10% da nossa população se vai "pedrar" nestes dias para ver se vale a pena... se dá para ver estrelas e esses afins enfim se dá uma valente moca!


Sendo assim assim sendo Paracetamol é um fármaco com propriedades analgésicas, mas sem propriedades anti-inflamatórias clinicamente significativas. Actua por inibição da síntese das prostaglandinas, mediadores celulares responsáveis pelo aparecimento da dor. Esta substância tem também efeitos antipiréticos. É utilizado nas seguintes formas de apresentação: cápsulas, comprimidos, gotas, xaropes e injectáveis. Actualmente é um dos analgésicos mais utilizados por ser bastante seguro e não interagir com a maioria dos medicamentos.
Faz parte da composição de uma série de medicamentos usados contra a
constipação comum e gripe. As doses recomendadas são bastante seguras, mas o seu baixo preço e a sua grande facilidade de aquisição pelos doentes têm provocado o aparecimento de alguns casos de sobredosagem, embora em pequeno número. Nas doses indicadas, o paracetamol não afecta a mucosa gástrica, não altera a coagulação sanguínea e não ataca os rins. (WIKIPEDIA RULLA)


Parte menos boa.... Difere dos analgésicos opióides, porque não provoca euforia nem altera o estado de humor do doente.


Ora bem como eu (para já) nao faço parte dos 10% da população, eu gosto de ser diferente, venho modestamente pedir que me digam entao se vale a pena recorrer a esta substância fantástica, ou não, e se realmente é assim tao boa para tanta gente andar por aí metido neste tipo de bombas :)



Ass: F




Sem comentários: